Histórico

NOSSA HISTÓRIA

      O núcleo de Educação Infantil do Jardim Santo Inácio inicou-se como um anexo ao Grupo Escolar Do Jardim Santo Inácio, atual EMEB Lopes Trovão.

     O terreno onde é a atual escola era uma chácara onde pastavam cabras. Não existia rua e as pessoas transitavam por trilhos.

     A inauguração da escola na atual localização aconteceu no dia 27 de agosto de 1.977.

     A denominação ocorreu no dia 28 de agosto de 1.979, onde a escola passou a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil Thales de Andrade



QUEM FOI THALES DE ANDRADE?

     Thales Castanho de Andrade nasceu em Piracicaba/ S.P., no dia 15 de agosto de 1.890. Fez o curso primário no Primeiro Grupo Escolar Barão do Rio Branco de Piracicaba, e no Grupo Escolar Moraes Barros. Formou-se no curso normal na antiga Escola Complementar, posteriormente denominada Escola Normal Primária e, atualmente Escola Estadual Sud Mennucci.

     Na juventude trabalhou como tipógrafo na Gazeta de Piracicaba, iniciou sua carreira no magistério na Escola Rural de Baranhão, em Jaú. Foi professor do Grupo Escolar de Porto Ferreira e do Grupo Escolar Modelo, lecionando as disciplinas de História da Civilização e do Brasil e, anos depois, foi Diretor da mesma. Também lecionou História da América, História Geral, Direito Geral, Pedagogia, Psicologia e Prática de Ensino. Foi inspetor e assistente técnico de ensino rural, nomeado em setembro de 1.947, aposentou-se com mais de 47 anos de serviço prestado ao Estado de São Paulo. Lecionou Filosofia, História da Civilização e do Barsil em Escolas Privadas como Colégio Piracicabano e a Escola de Comércio Cristóvão Colombo. 

     Além de professor, Thales esteve envolvido em questões políticas.

     Thales foi vereador da Câmara de Piracicaba entre os anos de 1.920 e 1.922 e seu primeiro projeto de lei propôs a criação de um parque infantil. Pertenceu à Academia Piracicabana de Letras, União Brasileira de Escritores e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

     Thales de Andrade foi criador do Método Brasileiro de Alfabetização pela imagem - a imagem ensina, destacado por meio da cartilha Ler Brincando. Também foi Secretário da Educação do Estado de São Paulo e nesse período criou o curso de alfabetização de adultos. Estava envolvido com questões educacionais e rurais empenhando-se com seu trabalho e escrevendo livros de leitura escolar e de literatura.


Um comentário:

  1. AI QUE SAUDADES DESSA ESCOLA!! ESTUDEI NO ANO DE 1985, NA PRIMEIRA SALA. EU TINHA 06 ANOS. DEPOIS ESTUDEI NO LOPES TROVÃO ATÉ 1991, SEXTA-SERIE. SAUDADES TB!! HJ FAÇO PEDAGOGIA ESTOU NO TERCEIRO ANO NA UNESP EM PRESIDENTE PRUDENTE, ONDE MORO COM A MINHA FAMÍLIA FAZEM 9 ANOS!! BJOS!! JAQUELINE SANTOS SILVEIRA

    ResponderExcluir